A equipe Robô Horse foi a campeã do II Torneio Interclasse de Robótica realizado pela Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, dia 10/09, no Ginásio Sesi Senai, que contou com a participação da Escola do Sesi de Três Lagoas. A competição buscou estimular a pesquisa científica na busca por soluções inovadoras, além de motivar a visita de campo, vivenciar os valores da robótica e manter um elo entre conhecimentos científicos e tecnológicos através da robótica. Para a diretora da Escola do Sesi de Três Aparecida do Taboado, Silvia Lúcia Bernardes Watanabe, o torneio é sempre motivo de muita alegria e aprendizado para os participantes. “A participação dos alunos, familiares e comunidade tornaram esse evento enriquecedor, envolvendo tecnologia e inovação de forma criativa! Obrigada a todos que compartilharam deste momento! ”, disse. De acordo com o gerente das unidades do Sesi de Três Lagoas e Aparecida do Taboado, Sérgio Ricardo, projetos voltados a tecnologia contribui para o desenvolvimento da nação e o crescimento da indústria. “ O torneio de robótica retrata explicitamente a necessidade de apoiar soluções organizadas em torno do capital humano – conhecimento, criatividade, especialização e inovação. O crescimento e competitividade tem que ser apoiado através do desenvolvimento de projetos tecnológicos e inovadores com vocação global em indústrias baseadas no conhecimento e tecnologia aplicada”, ressaltou. O Professor de geografia e empreendedorismo, Geovane da Silva Souza, falou da importância do desempenho do torneio para o aprendizado do aluno e valorização da escola. “ Foi uma grande honra ter participado do torneio de robótica, desde os preparativos até a realização do evento. O trabalho é árduo até os preparativos finais, mas foi válido, ver a alegria e o desempenho dos nossos alunos e familiares se dedicando na organização para realização do evento. Isso fortalece a importância e o valor da escola na construção do aprendizado do indivíduo. Fico feliz por fazer parte desta história”, conta. A Soffia de Oliveira Marinho, do 8º ano, faz parte da equipe campeã e destaca a união da equipe para a conquista do torneio. “ Em nome da equipe Robô Horse agradeço aos professores e anjos que nos ajudaram no II Torneio de Robótica. Foi um momento muito marcante, porque é quando as equipes se tornam literalmente uma família. Ganhar esse torneio foi um sonho realizado, valeu muito esse grande aprendizado ”, destacou. Já a equipe da Ana Julia Faria, aluna do 6º ano, conquistou o 2º lugar na competição. “Gostei muito do torneio, é a primeira vez que participo. Foi uma grande vitória ficar em 2º lugar, uma evolução! O que mais me chamou a atenção foi o companheirismo entre as equipes, e a participação das famílias que ficaram unidas, sempre ajudando. Ano que vem, nos empenharemos mais ainda” falou.
Site do Midiamax News Divulgação da Parceria, Google, Fundação Portal do Pantanal - Fm América, Painel de Blogs do Paim http://www.midiamax.com.br/
quinta-feira, 12 de maio de 2016
Grávidas devem evitar Rio de Janeiro, diz OMS
A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu, em um comunicado sobre o vírus Zika, sobre os riscos para mulheres grávidas no Rio de Janeiro, palco da Olimpíada: "Mulheres grávidas continuam a ser aconselhadas a não viajar a áreas de contínua transmissão de zika. E isso inclui o Rio de Janeiro", afirmou a organização em um comunicado nesta quinta-feira.
É a primeira vez que a organização faz recomendação específica para a cidade, a menos de dois meses dos Jogos Olímpicos
À BBC Brasil, o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, explicou que é a primeira vez que um alerta a respeito da zika é direcionado à cidade-sede dos Jogos, mas enfatizou que as recomendações são as mesmas feitas para todas as regiões onde casos da doença foram observados e, portanto, não se trataria de uma discriminação.
"Esse é o primeiro comunicado específico a respeito da zika e dos Jogos Olímpicos. Anteriormente não havíamos abordado nenhuma cidade diretamente, mas isso é um esclarecimento dentro do contexto das recomendações que já vinham sendo feitas a viajantes", disse Lindmeier.
O informe diz ainda que parceiros sexuais de mulheres grávidas que retornem do Rio só devem ter relações sexuais com camisinha, ou se abster, durante todo o período da gestação.
Recomendações
De maneira geral, a OMS aconselha aos viajantes que consultem um médico antes de ir aos Jogos.
"Evite visitar áreas empobrecidas e superpopulosas em cidades e vilarejos sem água encanada e com saneamento precário (criadouros ideais de mosquitos), onde o risco de ser picado é maior."
A organização recomendou também que os turistas procurem acomodação com ar-condicionado, para evitar que mosquitos entrem pelas janelas, e ressaltou que é preciso praticar sexo seguro.
"Use preservativos correta e consistentemente, ou abstenha-se do sexo durante sua estadia e pelo menos quatro semanas após seu retorno, particularmente se teve ou experimentou sintomas do vírus Zika."
O aviso sugere o uso de repelentes e de roupas claras com mangas longas, para reduzir o risco de ser picado.
Feitas as recomendações, a OMS faz a ressalva de que os Jogos Olímpicos ocorrerão durante o inverno e nessa época "há menos mosquitos ativos" e "o risco de ser picado é menor".
A OMS e a Organização Pan-Americana de Saúde aconselham o Brasil em questões de políticas de saúde pública. A organização também tem um memorando de entendimento com o Comitê Organizador dos Jogos para ajudar a mitigar os riscos de atletas e visitantes contraírem zika.
De acordo com o último boletim epidemiológico, também publicado nesta quinta, 58 países e territórios já registram a presença da doença, sendo que 45 experimentam pela primeira vez um surto de zika em 2015.
No Brasil, o primeiro caso de zika foi confirmado em 7 de maio de 2015, dando início a uma epidemia associada à má-formação de bebês, com casos de microcefalia, e à ocorrência da síndrome neurológica de Guillain-Barré.
As anormalidades levaram a OMS a decretar emergência de saúde pública mundial, para melhor acompanhar a epidemia.